top of page

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), completa 9 (nove) anos, mas não sai do papel.


 

A Lei Federal 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos completou 9 anos e sem nenhuma implantação em todo território brasileiro. Esta lei estabelece regras para que as prefeituras de todo o país extinguem os lixões a céu aberto e criem novos mecanismos de gerenciamento de resíduos. Como gestão integrada de resíduos sólidos, adotem o processo da logística reversa, reciclagem, reutilização e sustentabilidade.



O prazo para todas as prefeituras se adequarem às normas da lei venceu em 2014 e nenhuma das mais de 5.000 (cinco mil) prefeituras espalhadas por todo o país se enquadrou e muito menos apresentou um plano adequado para o fim dos mais de 3.000 (três mil) lixões a céu aberto.


Os "Capatazes do Lixo" no Brasil


Percebe-se que a tal falta de interesse por parte de alguns representantes do povo e até mesmo por empresário do ramos da limpeza pública em apresentar um plano que amenizasse efetivamente o problema do lixo no Brasil, se dá justamente pela “máfia do lixo” que atua durante muito tempo dentro do país, onde eles só pensam nos lucros e nas vantagens e não estão nem aí para à sociedade e o meio ambiente. Precisamos acabar definitivamente com essa classe que escraviza pais e mães de família até mesmo crianças nos lixões, pagando migalhas e sem garantias nenhuma trabalhista.





Impacto do Lixo para à Sociedade e o Meio Ambiente


Sabemos que as consequências são das piores possíveis quando um país não tem um sistema adequado de tratamento de lixo, causando possíveis doença graves, sobrecarregando o sistema de saúde, no caso do Brasil, o sistema SUS. Os lixões estão em descontrole por todo território, o chorume [é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre)] que saí dos lixos que é responsável por toda a poluição e degradação da fauna e flora e causando a contaminação dos lençóis freático e várias outras consequências irreparáveis à sociedade e ao meio ambiente.


Solução Vindoura


A Confederação do Elo Social do Brasil, é uma organização não governamental, criou-se o Grupo Empresarial INER de Resíduos Sólidos que é um grupo responsável por implantar definitivamente o Lei de Resíduos Sólidos (PNRS) em todo país, através de um grandioso e inovador sistema de tratamento do lixo, jamais visto aqui dentro do país que está se espalhando por outros país também.


Acesse os links abaixo e conheça como vamos solucionar o problema do lixo no nosso país. E ainda o trabalho que será feito com o social através do Projeto Elo Social do Brasil.



 

Redator: Adriano de Souza

Diretor Consultivo- Elo Social Amazonas-Estadual/Seccional Manaus

Administrador


Revisão do Texto: Hellison Andrade

Diretor Fiscal- Elo Social Amazonas-Estadual/ Regional de Itacoatiara

Professor de Letras

39 visualizações0 comentário
bottom of page